PREVENÇÃO

SAÚDE DA MULHER

 

Câncer de Colo do Útero

 

O câncer de colo uterino é a terceira neoplasia maligna mais comum entre as mulheres. O pico de incidência ocorre entre 40 e 49 anos.

 

Os fatores de risco são multiplicidade de parceiros sexuais, inicio precoce de atividade sexual, tabagismo (diretamente relacionado à quantidade de cigarros fumados) e ao uso prolongado de anticoncepcionais. Além disso, o papiloma vírus (HPV) está presente em mais de 90 % dos casos de Câncer de Colo Uterino, principalmente, o sorotipos 16 e 18.

 

As estratégias de prevenção baseiam-se em duas frentes:

 

1- A prevenção primária que consiste no estímulo ao uso de preservativos (sexo seguro) associado à educação sexual com objetivo de redução do contágio pelo HPV e o uso de vacinas em crianças e adolescentes.

 

2- A prevenção secundária (detecção precoce) que consiste na realização periódica do exame colpocitológico (preventivo) com objetivo de reduzir a mortalidade do câncer de colo útero. Todas mulheres após o inicio da atividade sexual ou após 20 anos, deve realizar o exame preventivo anualmente, sendo permitido um intervalo de até 3 anos, após 2 resultados normais negativos.

 

Câncer de Mama

 

O Câncer de Mama é uma das principais causa de morte entre as mulheres no Brasil. Representa um dos tumores mais temidos pelas mulheres devido à alta freqüência e pelas seqüelas físicas e mentais que são provocadas.

 

A história familiar e a idade são importantes fatores de risco assim como a terapia de reposição hormonal, obesidade, tabagismo, alimentação inadequada, entre outros.

 

A prevenção primária ainda não é possível, mas recomendamos a manutenção de hábitos de vida saudáveis para a preservação da saúde global da mulher.

 

A Detecção precoce (prevenção secundária) é possível através da realização de exame clinico da mama anual por médico e mamografia preferencialmente anualmente (intervalo máximo de 2 anos) após os 40 anos em todas as mulheres. Além disso, o auto-exame da mama mensal é recomendado como meio da mulher conhecer melhor o próprio corpo.

 

SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO

 

Fatores de risco: Obesidade, Sedentarismo (Inatividade Física) e Alimentação inadequada.

 

1 - O que são fatores de risco:

 

São fatores que se associam ao aumento do risco de se desenvolver uma doença especifica. Podem ser divididos em três tipos: hereditário, ambientais / sócio-econômicos e comportamentais (hábitos de vida).

 

2 – O que é Sedentarismo e o que acarreta?

 

É a inatividade física, sendo responsável por quase dois milhões de mortes, pela Obesidade e Sobrepeso, por 22% dos casos de doença isquêmica do coração e por 10% dos casos de diabetes e cânceres de mama, cólon e reto, no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS.

 

3 – O que é Alimentação Inadequada e o que acarreta?

 

É considerada a dieta rica em alimentos gordurosos, com alto teor de açúcares e calorias, alimentos industrializados e com excesso de sal em detrimentos aos legumes, verduras e frutas, assim como as cereais integrais e tubérculos como batata e mandioca.

 

Pode acarretar diversas doenças como Doenças Cardiovasculares, HAS, DM Neoplasias Malignas e Obesidade.

4- O que é Obesidade e o que acarreta?

 

A Obesidade é uma doença crônica que envolve fatores sociais, comportamentais, ambientais, culturais, psicológicos, metabólicos e genéticos. Frequentemente associada à depressão, distúrbios corporais e baixa autoestima assim como a HAS, DM, Dislipidemia, DPOC, entre outras.

 

O diagnóstico da Obesidade em adultos é feito a partir do cálculo do IMC (Índice de massa corporal), que correlaciona o peso com a altura do indivíduo, com valores acima de 30.

 

5 – Como podemos controlar e evitar estes fatores de risco?

 

Através de medidas simples de modificações do hábito de vida como alimentação balanceada e adequada e a atividade física frequente. Em caso de Obesidade, pode ser necessário o auxílio de equipe multiprofissional: Endocrinologia, Nutricionista e Psicólogo.

 

Fatores de risco: Fumo (Tabagismo) e Álcool.

 

1 - O que são fatores de risco:

 

São fatores que se associam ao aumento do risco de se desenvolver uma doença especifica. Podem ser divididos em três tipos: hereditário, ambientais / sócio-econômicos e comportamentais( hábitos de vida ).

 

Podemos destacar entre os comportamentais e modificáveis: Tabagismo e Exposição ao Álcool.

 

2 – O que é Tabagismo e o que acarreta?

 

O Tabagismo é considerado uma dependência química. Embora seja uma patologia, representa um fator de risco para mais de 50 outras doenças como doenças cardiovasculares, neoplasias malignas e doenças respiratórias. Isto ocorre devido à liberação de diversas substâncias deletérias para o organismo humano pelo fumo. Além disso, o tabagismo passivo é considerado um fator de risco importante para várias patologias.

 

3 – O que é o excesso de álcool acarreta?

 

O consumo de álcool excessivo é um importante fator de risco para acidente vascular cerebral, fibrilação atrial, insuficiência cardíaca, doenças neurológicas, transtornos mentais, cirrose, pancreatite e certos tumores como câncer de esôfago e cabeça/pescoço. Além disso, o álcool está associado a acidentes e situações de violência, podendo levar a uma Síndrome de Dependência Alcoólica (alcoolismo). Esta síndrome é caracterizada por compulsão, perda do controle, dependência física e tolerância ao álcool.

 

4 – Como evitar o Tabagismo e Alcoolismo?

 

A principal medida e mais simples é não iniciar o uso de álcool e cigarro principalmente entre os mais jovens.

 

5 - Como parar de fumar e beber?

 

O primeiro passo é a pessoa que possui o vício ter o desejo de interromper o uso de álcool e/ou fumo. Em alguns casos é possível parar somente com a força de vontade e apoio da família e de amigos, mas muitas vezes é necessário o auxílio profissional para a administração de medicamentos para combater os sintomas da abstinência da substância, para o tratamento psicológico como terapia cognitivo-comportamental e para o tratamento coletivo em grupos de apoio como os Alcoólicos Anôminos.

 

Rua Saldanha Marinho 422 - Centro - Campos dos Goytacazes - RJ T. 55 22 2724-1608 - f. 55 22 2724-1735 - contato@oncobeda.com.br